Médicos sugerem especialistas para revisar protocolos
Publicado em: 24.08.2016
Um grupo de médicos da Atenção primária da Prefeitura de Juiz de Fora, decidiu, após reunião na noite de terça-feira-feira,23, encaminhar as propostas de protocolos, das áreas de ortopedia e cardiologia para avaliação de especialistas. A decisão foi antecedida de uma discussão com o Subsecretário de Atenção Primária em Saúde, Thiago Horta, e funcionários da Central de Marcação de consultas, e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos.
A reunião, coordenada pela médica Adriane Brasileiro Mazocoli Silva, contou com a participação de profissionais das Unidades de Atendimento Primário e do diretor sindical, Jorge Terra. Realizada na Sociedade de Medicina e Cirurgia, o evento foi resultado de um debate anterior e que resultou na estipulação de um prazo para estudo e avaliação não só da proposta de protocolos mas também da implantação do modelo regulatório da demanda e do acesso a oferta de vagas existentes a partir da Atenção Primária à Saúde (processo conhecido por filipetas). Apesar da constatação de algumas dificuldades em parte das unidades, a reunião aprovou a implantação do processo com a ressalva de avaliações sistemáticas para seu efetivo funcionamento.
Com relação aos protocolos, a médica Delaine La Gatta sugeriu que os mesmos sejam encaminhados para especialistas com o objetivo de serem revisados. De acordo com Thiago Horta, de inicio, serão implantados os protocolos de ortopedia e cardiologia. A expectativa é que os protocolos sejam revisados nos próximos vinte dias.